Minicursos
Minicurso 1: dias 19 e 20 de setembro – 08h00
– Prof. Elio Carlos Ricardo (USP)
Título: Educação Tecnológica – abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa.
Resumo do dia 19/09: nesta primeira etapa do minicurso faremos uma discussão teórica acerca da tecnologia, em seus aspectos filosóficos e históricos, para explorar algumas concepções presentes na literatura sobre ensino de ciências que colocam a tecnologia em posição subordinada à ciência ou a reduzem a mera ciência aplicada. Isso traz consequências para se pensar nas possibilidades de uma efetiva educação tecnológica, tanto em seu aspecto prático quanto teórico.
Palavras-chave: ciência aplicada, tecnologia, educação tecnológica.
Resumo do dia 20/09: nesta segunda etapa do minicurso discutiremos os conceitos de Cultura Tecnológica (extrínseca e intrínseca), de Inovação Tecnológica e de Comunicação Social da Tecnologia, bem como o de Educação Tecnológica. Nessa perspectiva, serão explorados temas relevantes de pesquisa nessas áreas e suas implicações didáticas.
Palavras-chave: cultura tecnológica, comunicação social da tecnologia, didática da
tecnologia.
==========================
Minicurso 2: dias 19 e 20 de setembro – 08h00
– Prof.ª Marta Feijó Barroso (UFRJ)
Título: Análises de avaliação de larga escala: ENEM.
Resumo: O Enem é uma avaliação que permite entender o que os alunos aprenderam ao final da educação básica. Neste curso, vamos apresentar a estrutura das questões do Enem, a metodologia de estudo do que é avaliado por elas, verificar as escolhas de alternativas feitas pelos alunos e a curva característica dos itens. Serão apresentados alguns dos conceitos básicos da Teoria da Resposta ao Item para entender os fundamentos do processo de cálculo da nota. Trabalharemos com exemplos práticos das provas de Ciências da Natureza do Enem 2009 a 2014, cujos
dados foram disponibilizados pelo Inep.
Palavras-chave: Enem, Avaliação de Larga Escala, Aprendizagem em Física.
==========================
Minicurso 3: dias 19 e 20 de setembro – 08h00
– Prof.ª Cláudia Sepulveda (UEFS)
Título: Pesquisa de Planejamento (Design Research) e produção de materiais curriculares educativos.
Resumo: Serão examinados brevemente os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em desenvolvimento (design research) e sua adequação como abordagem metodológica para pesquisa educacional situada na sala de aula e voltada à produção de inovações educacionais e profissionalização docente. Este exame será realizado não só a luz da literatura, como também, da experiência de um grupo colaborativo de pesquisadores e professores da educação básica da área de ciências da natureza em adotar essa abordagem metodológica para o desenvolvimento e investigação de inovações educacionais. Por fim, apresentaremos caminhos de articular a pesquisa em planejamento com a produção de materiais curriculares educacionais.
Palavras-chave: pesquisa em desenvolvimento, inovação educacional, Materiais Curriculares Educativos.
==========================
Minicurso 4: dias 21 e 22 de setembro – 08h00
– Prof.ª Leandro de Oliveira Souza (UFU)
Título: Simulações e representações gráficas utilizando softwares estatísticos.
Resumo: Criar gráficos e tabelas com a ajuda dos recursos tecnológicos nos dias de hoje pode ser encarado como uma tarefa fácil devido aos recursos oferecidos pelos softwares para transitar entre as diferentes representações com apenas um clique. No entanto, ensinar estudantes a selecionar gráficos, tabelas e fazer simulações adequadas para relatar informações a partir da construção dos conceitos de amostra, população, indivíduo e variável pode não ser tão trivial. Os softwares educativos no ensino de Estatística, podem se constituir como ferramenta para a ampliação das experiências com o saber matemático e estatístico, além de ajudar estudantes a desenvolver o raciocínio estatístico e aprender novas formas de representar dados. Esse minicurso discutirá abordagens pedagógicas e metodológicas utilizando o software Fathom, Excel e outros para o ensino de probabilidade, análise combinatória e estatística.
=========================
Minicurso 5: dias 21 e 22 de setembro – 08h00
– Prof.ª Celi Espasandin Lopes (UNICSUL)
Título: Insubordinações criativas em Educação.
Resumo: Esse minicurso tem o objetivo de discutir as ideias em que se pautam a insubordinação criativa e promover a realização de atividades em que se analise ações subversivamente responsáveis de educadores. A insubordinação criativa é um conceito pautado em princípios éticos e de justiça social que está sempre atrelado a um processo criativo. Este conceito surgiu nas pesquisas em educação no final da década de 70, inspirado na sociologia, específicamente, nos estudos de Robert Merton (1952) sobre estrutura e personalidade burocrática. A insubordinação criativa ao ser considerada como sinônimo de subversão responsável, requer do educador assumir-se como ser inconcluso, tendo consciência sobre quando, como e por que agir contra procedimentos ou diretrizes estabelecidas. Diante disso, enquanto professor ele apresenta atitudes em oposição à autoridade estabelecida, para atender melhor o seu aluno. E, enquanto pesquisador, assume rupturas com padrões metodológicos e quadros teóricos rígidos priorizando o compromisso social e a ética.
Palavras-chave: Insubordinação criativa; subversão responsável; educação.
=========================